Há cerca de 60 dias, o engenheiro eletricista Felipe Loose, 28 anos, decidiu permanecer em isolamento social. Praticante de musculação há seis anos e com uma rotina intensa de outros exercícios, o cruz-altense teve dificuldade em manter o mesmo ritmo em casa.
Essa é a realidade de muitas pessoas que tiveram que interromperam, pelo menos por algumas semanas, as atividades ao livre ou nas academias. No entanto, nem tudo está perdido. Profissionais garantem que, com organização, dá para jogar a preguiça para o lado e ganhar a luta contra o ganho de peso durante a pandemia.
Para não perder o ritmo, Felipe conta com o acompanhamento do personal trainer Bruno Marques Bitencourt. Por meio de chamadas de vídeos, eles organizam o treino semanal, que é obedecido à risca pelo engenheiro. Às vezes, Bruno chega a acompanhar os exercícios pela internet, em tempo real.
ALIMENTAÇÃO
O engenheiro faz de três a quatro refeições por dia, entre elas, café da manhã, almoço e janta, e um lanche pré-treino. Ele prioriza produtos orgânicos, comprados de comerciantes locais.
- Minha companheira, Deborah Pompeo, e eu consumimos verduras e frutas frescas, e como proteína, o ovo. Adotar o serviço de tele-entrega de orgânicos nos ajudou no balanceamento de refeições e reposição de nutrientes - comenta Felipe.
ANSIEDADE
O personal trainer Bruno Bitencourt conta que a ansiedade por ter que ficar em casa tem sido uma reclamação frequente entre os conhecidos dele.
Educador físico, formado pela atual Faculdade Metodista Centenário, e especialista em Neurociência e Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Bruno garante que o exercício físico é uma maneira de elevar o astral.
- Quando estamos ativos, tendemos a nos preocupar mais com a nossa alimentação - explica o profissional, que também possui especialização em Treinamento e Saúde, pela Uningá.
Para o personal trainer, emagrecer em tempos de pandemia, depende de equilibrar exercícios, alimentação e paciência:
- Conflitos interiores criam descontrole e maus hábitos. Seja gentil com você e cuide das pessoas que você gosta.
Nutricionista, Vanessa Ghilardi explica que, para alguns, comer é um conforto. Há casos em que o alimento carrega lembranças afetivas. Em isolamento, conforme ela, as famílias preparam receitas de forma conjunta:
- É importante não ultrapassar limites. Para melhorar a imunidade, é interessante ingerir pratos com gengibre, alho, temperos naturais, canela e mel - complementa Vanessa, que é especialista em Fisiologia do Exercício e em Envelhecimento e Qualidade de Vida pela UFRGS.
PREGUIÇA
Para Bruno, é natural que os seres humanos busquem o que lhes dá prazer e se afastem do que causa dor. Logo, o sofá é mais atrativo do que levantar peso. Acompanhamento profissional e parceria para se manter ativo são essenciais no momento.
ADAPTAÇÃO
A bancária Ana Paula Hoppe, 37 anos, ficou 10 dias em isolamento. Agora, está de volta à academia Let's Move, onde mantém a rotina de treinos. Para não correr o risco de engordar, evita alimentos industrializados. Em casa, ela teve mais tempo para preparar a própria comida, focando em legumes, arroz, carnes, feijão, saladas e frutas.
Ana, procura, também, manter os mesmos horários de exercícios que tinha na academia:
- Parar não é opção! É tão bom sentir a endorfina no organismo em meio a esse caos. E olha que a minha rotina é corrida. Trabalho fora, tenho uma filha pequena, sou dona de casa.
O isolamento social é um aprendizado contínuo. Aceitar, mentalmente, as condições do home office, encarar os treinos como um investimento de peso e buscar auxílio de profissionais qualificados, mesmo à distância são algumas das dicas de Bruno.
- Há dois meses, acompanho quem está em isolamento social e não se deixa entregar às comodidades do lar - conclui ele. (Colaborou Rafael Favero)
SEMANA DO EMAGRECIMENTO
- Bruno Marques Bitencourt, proprietário da academia Let's Move, promove, de 1º a 7 de junho, a Semana do Emagrecimento, direcionado, principalmente, a pessoas que ganharam peso por conta do isolamento social. Os conteúdos serão passados gratuitamente por um link, disponível no perfil @brunomarquesbitencourt, no Instagram. Cuidar da saúde mental, também está entre as temáticas do evento
DICAS PARA COMBATER A PREGUIÇA E A ANSIEDADE
- Quando estiver ansioso, pratique a técnica de meditar e inspirar, lentamente. Durante 5 segundos, segure o ar. E, por outros 5 segundos, solte lentamente. Esse exercício irá diminuir a pressão e a frequência de uma parte do sistema nervoso
- A preocupação e o pensamento negativo significam a má gestão da imaginação
- Ouvir música, desligar a internet, conversar olhando nos olhos, cozinhar, tudo pode ser meditativo para você se sentir melhor
- Chutar o balde ou abandonar tudo que estávamos fazendo é resultado de que já estávamos cansados, estressados, ou irritados
- Dá lugar a revolta e jogar tudo para cima não resolve o que ocasionou o estresse. É importante investigar essas causas
- Não crie o hábito de ficar se justificando por comer demais em casa
- Precisamos da prescrição adequada para termos os resultados que desejamos com os exercícios físicos. Caso contrário, corremos o risco de nos machucar ou de ficarmos desmotivados com metas utópicas, parando, em seguida, de fazer exercícios
- Entender o que nos motiva é fundamental. Dieta e exercícios não podem ser algo desagradável
- Escolha atividades que lhe deem prazer
- Fonte: Bruno Bitencourt